terça-feira, 27 de maio de 2008

Quadrinha

Objetivando: Desenvolver a linguagem oral, leitura e escrita, propiciando situações que assegurem ao educando a construção e o fortalecimento da base alfabética; Conhecer o texto parlenda; Valorizar a cultura popular; Expressar-se oralmente com clareza e desinibição; Desenvolver o espírito criativo, lúdico e participativo dos alunos trabalhei com a seguinte quadrinha:


Mandei fazer um sobrado

De vinte e cinco janela

Pra botar uma menina

Que ando com o sentido nela


Através de uma leitura identificamos os elementos constitutivos do texto, os alunos reescreveram a quadrinha e produziram um desenho relacionado ao texto. Houve uma animada eleição pelos alunos do melhor desenho e expomos o desenho no mural por uma semana como recompensa do desenvolvimento e participação da turma na execução da atividade proposta.

Valorização e Preservação do Ambiente Escolar



Através do Projeto Abrace sua Escola, eu e os alunos pudemos conhecer um pouco mais sobre o ambiente escolar, suas características, pculiaridades, necessidades, deficiências, mostrando aos alunos a importância da higiene mental, pesssoal, do ambiente escolar, melhorando com isso as suas condições estruturais e educacionais. Trabalhamos com a palavra ESCOLA e seu significado. Fizemos um passeio pela escola fazendo anotações de situações encontradas e que os alunos julgavam erradas e a partir de tais informações, construímos cartazes com frases de preservação do espaço escolar. A fase final foi colar as frases espalhadas pela escola. Esta atividade teve como objetivo despertar nos alunos o compromisso e conscientização sobre a importância da valorização e preservação do ambiente e patrimônio escolar através de ações como:


  • Conserve a sala arrumada e limpa!;
  • Preserve o mobiliário escolar!;
  • Não risque os livros!;
  • Não jogue lixo no chão!;
  • Feche as torneias após a utilização!;
  • Os copos, pratos e talheres são utilizados por todos. Conserve-os!;
  • Utilize adequadamente os móveis do refeitório!;
  • Não risque as paredes da escola!;
  • Preserve o meio ambiente!



Homenagem ao Dia das Mães - 09/05/08

Hoje, trabalhamos com arte. Através do artesanato, da música e da dramatização os alunos desenvolveram a ludicidade, a criatividade, o espírito de equipe, a socialização, a interatividade e a musicalidade.
Confeccionamos uma singela Tulipa de papel carmen vermelho, tendo como base uma lixa de unha recoberta com papel crepom verde e uma mensagem no miolo da flor escrita pelos alunos para ser entregue às suas mães. Os alunos ficaram empolgados e alegres, pois realizaram uma atividade artística, diferente, criativa e, principalmente, para suas mães, alguns alunos não quiseram fazer a atividade alegando que não sabiam fazer, que não sabiam o que e como escrever, mas no final das contas, todos fizeram e entregaram suas tulipas com muito carinho para sua mamãe.
Construímos também o mapa do Brasil tendo como base, o isopor e colagem de pedaços de papel de seda e os alunos encheram bexigas. Todos quiseram colar seu pedacinho, o dia foi de festa, os alunos ficaram super-satisfeitos com o resultado e, principalmente porque a Professora de Música Eloína elogiou a turma pela dedicação e comprometimento apresentados. Apresentação da turma no auditório. Os alunos cantaram a música Ora Bolas (Palavra Cantada), no começo, muitos ficaram envergonhados, mas a apresentação foi linda e as mães ficaram emocionadas e satisfeitas.
Ora Bolas
Palavra Cantada
Composição: Indisponível
Oi, oi, oi... olha aquela bolaA bola pula bem no pé, no pé do meninoQuem é esse menino? Esse menino é meu vizinho...Onde ele mora? Mora lá naquela casa...Onde está a casa? A casa tá na rua...Onde está a rua? Tá dentro da cidade...Onde está a cidade? Do lado da florestaOnde é a floresta? A floresta é no BrasilOnde está o Brasil? Tá na América do Sul, no continente americano, cercado de oceanoe das terra mais distantes de todo o planetaE como é o planeta? O planeta é uma bola que rebola lá no céuOi, oi, oi... olha aquela bolaA bola pula bem no pé, no pé do menino

A Escola participa da Escola Aberta aos sábados e domingos através de diversos cursos como culinária, manicure, cabelereira e capoeira e, para fechar o dia com chave de ouro, a diretoria sorteou entre as mães brindes como aplicação de Escova no Cabelo, o que abrilhantou ainda mais a homenagem.

1° Plano de Aula - 06/05/08

Disciplina: Português
Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, leitura e escrita, propiciando situações que assegurem ao educando a construção e o fortalecimento da base alfabética.
Conteúdo: Utilização da linguagem oral e escrita para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, idéias e sentimentos; Relato de vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Procedimentos: promover situações que permitam que os alunos relatem suas vivências e acontecimentos do cotidiano; selecionar textos em geral para melhor desempenho do trabalho através da interação dos alunos.
Recursos: Jornais, recortes, registros dos alunos.
Avaliação: Observação e registro da participação e desenvolvimento dos alunos.

1° dia de aula e experiência como professora regente de uma classe de alunos do Ensino Fundamental. Para mim, foi supreendente! Fiquei muito apreensiva, não sabia como os alunos iriam me receber, mas para minha surpresa a professora Alexsandra já tinha conversado com eles anteriormente sobre a possibilidade deles terem uma nova professora durante um mês e a recepção foi a melhor possível. Inicialmente, nos apresentamos e, com isso, procurei conhecer um pouco sobre cada um e sua realidade. Através da leitura de recortes de noticiários relacionados à Educação, Família, Saúde, Segurança e Lazer os alunos começaram a contar os acontecimentos do seu cotidiano. Pude perceber que, muitos alunos são carentes, de pais, de amor, de atenção, de respeito, de amizade, carência demonstrada através da agressividade, da desatenção, da falta de interesse em participar das atividades e/ou da exclusão em turma (como exemplo, existe uma aluna que permanece o tempo todo calada e não interage com os colegas). Conversei com um aluno que batia muito nos colegas, perguntei porque ele não fazia as atividades e com quem ele morava? Dentre outras outras, ele acabou me contando que não gosta de estudar, que mora com o pai e a madastra e que o pai bate muito nele. Uma outra aluna apresentava feridas pelo corpo tipo uma escabiose, ela reclamou com a professora que os alunos ficavam chamando-a de "cataporenta", senti que a menina ficava envergonhada e reagia agressivamente.
Procurei conversar com os alunos sobre a importância de Deus, da família, do amor, da educação em suas vidas e na sua formação como cidadãos saudáveis, responsáveis, conscientes, sujeitos sociais e transformadores de sua realidade. Foi uma experiência muito legal, com certeza, aprendi mais do que ensinei...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Homenagem ao Dia das Mães


Velha Infância
Tribalistas
Composição: Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown/ Marisa Monte
Você é assim

Um sonho prá mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito...

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...

Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...

Você é assim
Um sonho prá mim
Quero te encher de beijos
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito...

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...

Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...

Você é assim
Um sonho prá mim
Você é assim...
Você é assim...
Você é assim...

-"Você é assim
Um sonho prá mim
E quando eu não te vejo
Penso em você
Desde o amanhecer
Até quando me deito
Eu gosto de você
Eu gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor"

Era uma vez
Toquinho
Composição: Álvaro Socci/ Cláudio Matta


Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada...
Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando prá outra
Quem dava mais felicidade...

Prá gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Prá gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade...

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem haver
Quem já foi criança um dia...(2x)


O Caderno - Toquinho
Composição: Toquinho / Mutinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...


Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

domingo, 18 de maio de 2008


Admito que, a primeira experiência como professora do Ensino Fundamental foi surpreendente... Eu esperei tanto por este momento! Apesar do cotidiano em sala de aula ser um pouco estressante, os alunos são receptivos e carinhosos, aprendo mais do que ensino e estou ao mesmo tempo muito feliz por conhecê-los cada vez mais e triste, por saber que o estágio logo acabará e não terei mais a oportunidade de conviver com eles. Somente agradeço por mais este momento de aprendizado, crescimento e vida!

A Recompensa

Meus Primeiros Passos

É com imenso prazer e satisfação que apresento-lhes uma parte da minha turminha do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr° Orlando Imbassahy!