terça-feira, 27 de maio de 2008

1° Plano de Aula - 06/05/08

Disciplina: Português
Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, leitura e escrita, propiciando situações que assegurem ao educando a construção e o fortalecimento da base alfabética.
Conteúdo: Utilização da linguagem oral e escrita para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, idéias e sentimentos; Relato de vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Procedimentos: promover situações que permitam que os alunos relatem suas vivências e acontecimentos do cotidiano; selecionar textos em geral para melhor desempenho do trabalho através da interação dos alunos.
Recursos: Jornais, recortes, registros dos alunos.
Avaliação: Observação e registro da participação e desenvolvimento dos alunos.

1° dia de aula e experiência como professora regente de uma classe de alunos do Ensino Fundamental. Para mim, foi supreendente! Fiquei muito apreensiva, não sabia como os alunos iriam me receber, mas para minha surpresa a professora Alexsandra já tinha conversado com eles anteriormente sobre a possibilidade deles terem uma nova professora durante um mês e a recepção foi a melhor possível. Inicialmente, nos apresentamos e, com isso, procurei conhecer um pouco sobre cada um e sua realidade. Através da leitura de recortes de noticiários relacionados à Educação, Família, Saúde, Segurança e Lazer os alunos começaram a contar os acontecimentos do seu cotidiano. Pude perceber que, muitos alunos são carentes, de pais, de amor, de atenção, de respeito, de amizade, carência demonstrada através da agressividade, da desatenção, da falta de interesse em participar das atividades e/ou da exclusão em turma (como exemplo, existe uma aluna que permanece o tempo todo calada e não interage com os colegas). Conversei com um aluno que batia muito nos colegas, perguntei porque ele não fazia as atividades e com quem ele morava? Dentre outras outras, ele acabou me contando que não gosta de estudar, que mora com o pai e a madastra e que o pai bate muito nele. Uma outra aluna apresentava feridas pelo corpo tipo uma escabiose, ela reclamou com a professora que os alunos ficavam chamando-a de "cataporenta", senti que a menina ficava envergonhada e reagia agressivamente.
Procurei conversar com os alunos sobre a importância de Deus, da família, do amor, da educação em suas vidas e na sua formação como cidadãos saudáveis, responsáveis, conscientes, sujeitos sociais e transformadores de sua realidade. Foi uma experiência muito legal, com certeza, aprendi mais do que ensinei...

Nenhum comentário: